Você me diz que seus pais não entendem... São crianças como você

   
  De todas as dores, histórias, desilusões, momentos felizes, de crescimento e amadurecimento. Você se pega pensando em quem esteve ao seu lado sem qualquer julgamento, que te apoio mesmo quando você estava errada, que te consolo quando você achava que aquela dor era infinita, que esteve ao seu lado quando você achou que iria morrer de tanto rir.

   De todas as pessoas que passam na nossa vida, que se tornam grandes amigos ou aqueles amigos que passam apenas pra deixar um pouco de si em nós e nos contemplar com uma lição. Existem pessoas que transbordaram em você e vice-versa, pessoas que estarão ao seu lado nos momentos mais difíceis que parecem que ninguém irá lhe socorrer, você olhará pra cima e lá estarão elas. Elas compartilham tudo, vivem você assim como você vive elas, te conhecem como ninguém.

   Quando mais novos achamos que esse tipo de relação nunca será possivel, que existe um abismo enorme entre gerações, entre mundos, entre vidas. Achamos que ninguém passou pelo que passamos, bem prepotente da nossa parte, na verdade. Procuramos nos aconselhar com pessoas do nosso ciclo de amizades, da nossa geração como se eles tivessem o segredo pra todos os seus problemas e tivessem tido uma grande experiencia, mal sabemos que essas pessoas estão na mesma e se duvidar bem piores que a gente.

   Uma grande perda, na verdade. Por ter descoberto isso tão tarde, mas não tão tarde a ponto de não ter tido de tempo de correr atrás do tempo perdido. Como podemos achar que mães, só servem pra brigar, mandar, cuidar, nos ajudar com o machucado do joelho ou com o dever de casa. Somos tão infantis de não perceber que elas já foram como a gente, já tiveram a mesma fase e se tivéssemos lucidez suficiente, muito dos nossos dias ruins, dos corações partidos chorados no calar da noite, abafados pelo travesseiro, poderíamos ter partilhado com elas, e ter dormido em um colo quentinho, com palavras de consolo e incentivo. Certamente não pensaríamos que aquilo era o fim do mundo!

   Perdemos uma boa parte de nossas vidas achando que mãe é apenas mãe, que não pode ser nossa melhor amiga com um plus de amor incondicional, de que não te julgará, de que por mais que estejas errada e ela te brigue por isso, ela te defenderá com unhas e dentes como se você tivesse toda a razão do mundo. Como podemos perder tanto tempo. Temos uma companheira em tempo integral, 24h, com regalias, desde ir dormir agarradinha com ela quando tiver um pesadelo até aquela companheira que está do teu lado quando estás doente com algo contagioso, ela não se importa, só quer te ver bem logo!
   
   Hoje, corri atrás do tempo perdido e ganhei a cumplicidade, o companheirismo, as confidencias, a confiança não só da minha mãe, mas de uma grande e melhor amiga pra toda a eternidade. Hoje, rimos, brigamos, discutimos, mas nos amamos, aconselhamos uma a outra, trocamos confidencias, damos carinho e damos colo uma a outra. Agora sim, uma relação completa, o que eu sempre sonhei em ter uma mãe além dessa palavra, ela se tornou tudo o que eu preciso pra sempre.

   O que posso dizer mais? É que não percam tempo achando que a sua mãe não passou pelo que você passou, ela não sabe o que é ser você, não fique no achismo. Acredite! Talvez ela tenha passado exatamente pelo que você tá passando e não vai haver melhor conselho que o dela. Talvez ela realmente não tenha passado, mas ela te ajudará da mesma forma e aprenderá junto com você. Acredite! ela sonha e clama por isso tanto quanto você, ter está relação mãe&filha melhores amigas.

   Demorei a escrever esse texto, pelo simples fato de não ter conseguido colocar em palavras tudo o que queria dizer, até agora.

Tayane Sabádo

Nenhum comentário:

Postar um comentário